sábado, 19 de fevereiro de 2011

Porquê estais tristes, pertubados, angustiados?



Ao fazer a leitura bíblica diária deparei-me com essa pergunta de Cristo aos discípulos de Emaús. O relato do Evangelho diz que dois discípulos iam de Jerusalém para uma aldeia que distava sessenta estádios, ou seja, Emaús. Estava conversando a respeito do que havia acontecido na cidade, a crucificação de Jesus.

Nesse meio tempo Jesus já ressurreto apareceu no meio deles e começou a conversar fazendo perguntas tais como: o que vocês estão falando? Porquê estais tristes? Responderam com perguntas também, dizendo: não sabes as coisas que estão sucedendo nesses dias a respeito de Jesus o Nazareno? Foi ele um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. Os sacerdotes o entregaram à condenação e o crucificaram.

O ser humano é suscetível a tristeza. Faz parte do emocional de cada um. Uma pessoa não vive sempre alegre nem sempre triste. Há época em que está mais triste e outras, mais alegre. A tristeza é fruto de acontecimentos não desejáveis que contrariam as expectativas. Assim foi com os discípulos de Jesus, eles tinham uma expectativa de que Jesus remisse Israel pela força, expulsando os romanos e instalando o Seu Reino. Isso não aconteceu, Jesus foi morto.

Todavia, Jesus não remiu Israel do jugo dos romanos, mas remiu todos os homens que se arrependem e crêem nEle, recebendo o perdão de pecados e se libertando do jugo de satanás. O projeto de Jesus era imensamente muito maior do que eles imaginavam. Estavam tristes porque não tinham os olhos da fé abertos até aquele momento, foi preciso Jesus abrir os seus olhos para verem o propósito da vida e da missão de Cristo.

Jesus continua perguntando aos homens: porque estais tristes? Muitas são as razões de se estar triste. É a tristeza que provém da enfermidade pessoal ou de um ente querido, ou a tristeza de não se ter um emprego, ou ainda a tristeza que não sabe nem mesmo a sua razão. Seja qual for a tristeza que assola o ser humano, Jesus pode dar alegria. Se o homem olhar para Jesus com os seus olhos abertos verá que Ele cura a enfermidade, sustenta a vida, tira a tristeza e devolve a alegria.

Ao encontrar Jesus no caminho de Emaús aqueles homens tiveram uma mudança de sentimento. Antes estavam cabisbaixos, tristes, sorumbáticos, depois que viram Jesus eles mudaram totalmente. Correram anunciando que Jesus havia ressuscitado e que haviam estado com Ele. Assim também acontece hoje com aqueles que podem ver Jesus ressurreto, esses terão certeza de que por mais difícil que for a caminhada, a presença de Jesus traz esperança, perspectiva de futuro, alegria, amor e paz.



Conte a sua experiência, ela pode ser edificante! Compartilhe a sua experiência nós queremos orar com você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário